domingo, 12 de setembro de 2021

MAIQUINIQUE-BA - 59º ANIVERSÁRIO - MAIQUINIQUE, QUE SIGNIFICA RIO DE PEIXE PEQUENO NO TUPI-GUARANI



Estabelecer uma imagem emblemática de Maiquinique, pensei vou fotografar a Prefeitura, mas o Prédio da Prefeitura é aquela casa verde claro ao meio da foto em uma esquina! 
 


Aproximando para destacar mais, e aí se depara com a Faixa da COOPARDO parabenizando a cidade pelos seus 59 anos de emancipação política.


A COOPARDO que opera em toda a região leiteira, Produtores Pecuaristas, que inclui, Maiquinique, Itarantim, Potiraguá, Macarani, Itoróro e Itapetingas, prestou suas homenagens a Maiquinique por meio de uma faixa em frente a prefeitura!

Sim, na Sexta Feira, dia 17/07/2021, foi o aniversário de Emancipação Política de Maiquinique, e é esse o motivo desse meu post!


Entendi, a meu ver, tomar essa imagem com as Serras ao Fundo como uma Melhor Imagem para Maiquinique, mesmo a Serra Estando do outro lado do Rio Maiquinique, limite entre Maiquinique e Macarani, mas essas Serras enfeitam mais a Maiquinique do que a Macarani!

Em Consequência do Rio Maiquinique banhar essa Planície nesse Vale onde está a cidade, a cidade foi batizada com esse nome. E, apesar desse nome ter uma som vocálico que nos leva ao idioma inglês onde o termo MY tem a pronûnia "mai", é comum que interpretem mal ao nome da cidade, que denomina o Rio e significa Rio de Peixes Pequenos. 

Casa de Compra e Venda de Cacau da Sede de Maiquinique.

Embora quase não se observa matas, Maiquinique é região de Mata, que até hoje Produz Cacau. Esse estabelecimento de Compra e Venda de Cacau recebe a Produção de Cacau de Jordânia e da Região de Palmeiras em Maiquinique.

Maiquinique está em uma Região de Latifúndios Pecuaristas, que abrange outros municípios, tais como, Itapetinga, Itarantim, Potiraguá, Macarani e Itororó, entre outros. Pecuária de corte e também de razoável produção de leite. Na Produção de Leite, Maiquinique produz saborosos queijos.


Eu vejo políticos inventando coisa, inventaram de implantar em toda a região, cooperativas para produção terceirizada de sapatos para a AZALÉIA! Vejam aí, o prédio está novinho, novinho, tem mais de 16 anos, antes do Governo Petista na Bahia - funcionou não! O que os Governos precisam entender é que, quando o empresário vê negócio, ninguém manda, ele corre atrás. O Governo Paulo Souto do DEM foi infeliz com esse projeto aí, pois estão cheios de prédios iguais espalhados por essa região do entorno de Itapetinga, em situação assemelhada. Quando não fazios estão sub-utilizados, e tem gente querendo o Carlismo de Volta.

É o caso da Mineradora de Grafite em Maiquinique, trabalhei nela em 1997, foi quando pela primeira vez comecei a trabalhar na Bahia. Está instalada em Maiquinique há 40 anos mais ou menos, uma mineradora que explora o minério denominado Grafita Natural Cristalino, popularmente conhecido como GRAFITE, atualmente com a empresa denominada Extrativa.

Atualmente é a Extrativa entre outras que estão extraindo da reserva de Grafita que ocupa terras da Região de Pouso Alegre (Futuca), especificamente na Fazenda Imídia e se estende até o Município de Jordânia no Estado de Minas Gerais. No entanto a Mineração iniciou com a Minebra Ltda. lá pelos idos do início da Década de 1980.

Eu, comecei a trabalhar na Bahia, como Administrador, em 1997, já em uma empresa Paulista, denominada Mamoré S.A., do Grupo Paranapanema, formada por ex-funcionários da Vale do Rio Doce, que resolveram trabalhar com minérios industriais, e Grafite seria um deles, e resolveu nos contratar para reativar a Mineração que estava desativada há pelo menos 15 anos. Embora eu não tenha formação em engenharia, mas as aulas de Lay Out no Curso de Administração me faziam ver que a Refinaria estava longe de se igualar a Refinaria da Nacional de Grafite Ltda., especificamente pelo Lay-out. No entanto a empresa não tinha pretensões de investir grandes somas para organizar. E, depois que contratamos funcionários capacitados, nós dos cargos de chefias, fomos demitidos.

Hoje, por ser grafiteiro, deparei com uma equipe de prospecção de grafite, fazendo prospecção em outras áreas do entorno de Maiquinique - é o que eu afirmei, os interessados vem de longe para estabelecer empresas, quando há possibilidade de negócios. Não precisa de ninguém inventar, porque acaba igual ao galpão vazio.

MAIQUINIQUE MELHOROU MUITO
DE 1997 ATÉ HOJE
Essa Praça de Feira Coberta aí não existia na época que morei aí, bem em frente essa área aí que era meio que pantanosa. Essa cobertura aí abriga a Feira Livre aos Sábados e as Festas com Cantores, pois tem um Palco em Ovenaria ali à esquerda.


Ao Redor da Praça da Feira foram construídos pontos comerciais.


A Feira, quando eu morei em Maiquinique era nesse Prédio com esse Ponto Comercial azul e rosa, aí da foto, onde hoje abriga algumas atividades do CRAS.


Essa Quadra Coberta do Centro Esportivo, não era Coberta, local onde em 97 e 98 joguei com amigos da Mamoré algumas partidas de Futsal. Hoje está muito melhor! E, deve atender as atividade de Educação Física da Escola ao fundo da quadra.

Essa escola aí que está totalmente reformada e pronta para receber alunos após a Pandemia!


Seguindo após essa escola, observa-se outra Quadra que anexa...

...a esse Prédio Escolar aí do Ensino Fundamental, provavelmente, Ensino Fundamental II!


Observa-se que todas as Escolas Municipais estão literalmente reformadas. Algumas foram demolidas e reconstruídas para melhor atender aos estudantes!


E, dá-lhe Escolas Municipais novinhas, pronta a receber alunos. A Terceira Gestão do Prefeito Jesulino de Sousa Porto (DEMOCRATAS), mostra um diferencial voltado a Educação em Primazia a População. Observando-se as escolas municipais e os espaços públicos.



Esse espaço aí, junto ao Colégio Estadual, possui um campo de Voleibol de Areia, espaços de Ginástica e Recreação Juvenil!


O Colégio Estadual Altair Almeida Meira, está aparentemente em boas condições, mas não tanto quanto as escolas municipais e nem possui Quadra Poliesportiva Coberta, mas conversei com a Diretora do Estado e ela me informou que o Governo Rui Costa já está cuidando para que seja construída uma quadra coberta!

Bem, aí já adentro as carências do município que precisam de atenção do Governo do Estado da Bahia, além dessa Quadra Coberta e Reforma do Colégio...


...as estradas Estaduais de acesso, de Itapetinga a Maiquinique, precisam de melhor atenção para conclusão mais acelerada e com qualidade a suportar o tráfego de veículos do Centro-oeste do Brasil que destinam a Porto Seguro e ao tráfego das empresas de mineração instaladas e que estão se instalando em Maiquinique e Itarantim. 

O Estado da Bhaia já está reconstruindo o trecho entre o Trevo de Macarani e Maiquinique, mas do Trevo de Maiquinique a Itapetinga está muito estragada e carecendo reforma urgente. Aliás, não podemos fundamentar a necessidade somente ao tráfego turístico e empresarial não, mas cidadãos e produtores de Potiraguá, Itarantim Maiquinique e Macarani carecem de usar essas estradas! Eu, particularmente, que comecei minha vida Profissional trabalhando na construção da BR-040 em Juiz de Fora, entendo que o trabalho que está sendo feito aí, conforme observei nessas fotos aí, está longe do que seria necessário para fazer uma estrada do nível que foi feito na BA-262, no início do Governo Jaques Wagner, que é hoje uma excelente referência, mas vamos ver o que vai sair aí, e, quando! A situação aí está muito complicada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado