DEUS ME PERMITIU, NOS PERMITIU ESSE MOMENTO, FELIZ ANIVERSÁRIO DE 100 ANOS, AMIGO SR. ALCIDES! Amém
COMEMORANDO 100 ANOS DO SR. ALCIDES FORTUNATO PEREIRA - um cidadão nato de Caraíbas, que nasceu, nessa Fazenda onde reside, no dia 30 de Agosto de 1921, um ano depois da Primeira Feira Livre de Caraíbas, há 100 anos atrás. Esse Patriarca tem consigo conhecimentos raros, não só da História de Caraíbas, como de toda região, ele viveu e ouviu astutamente tudo e goza de lucidez nesse sentido. Me tornei amigo do Sr. Alcides via de minha curiosidade de conhecer a História do lugar, assim como tive o prazer de conhecer depoimentos de Patriarcas conteporâneos dele, como Gercy Viana Rocha, do saudoso Sr. Trajano, entre outros.
Dona Marinalva, filha mais nova do Sr. Alcides, o Casal Emanuela e o Ex-Prefeito Luizinho que compareceram para homenagear nosso Ancião Sr. Alcides!
Teve até a Valsa, tocada ao som de Sanfona do Sr. Alcides com sua Bisneta.
Gercy Viana Rocha, saudoso Sr. Trajano matador de Onça e Sr. Alcides Fortunato Pereira. Essa foto eu fiz no dia 23 de maio de 2016, no aniversário do Sr. Trajano. Saudoso Sr. Trajano, que nessa época estava completando 96 anos, teria hoje 101 anos se estivesse conosco, mas está junto do Senhor Deus.
Foi nessa ocasião que conheci outra qualidade do Sr. Alcides, que com sua Viola travava uma disputa de Repentista com Sr. Trajano, viraram anoite nessa disputa, 95 e 96 anos disputando o Repente. E, eles tem uma cantoria sobre a História da Cheia que encheu a Barragem do Rio Gavião. Assim sou testemunha dessa grandeza cultural que poucos tiveram a oportunidade de assistir ao vivo.
Sr. Alcides tocando no Reizado, afinal ele toca Viola em Reizados com muita dedicação e alegria. Aliás, a religiosidade Nordestina é particularmente e hegemonicamente presente no cotidiano em uma fé que norteia suas vidas, festividades, socializações e certezas.
Patriarca Sr. Alcides Pereira, afilhado do fundador de Caraíbas, Sr. Florindo Lima, e filho do construtor desta Primeira Casa de Caraíbas - aí sabe de histórias viu!
Sr. Alcides, chegou a se candidatar a Vereador em Tremedal para fazer mais por Caraíbas. Caraíbas que já viveu da produção de algodão, que Produz Atualmente Manga, Pinha, Banana, Côco, Maracujá, Umbu Comum e já se Movimenta para Produção de Umbu Gigante e de Maracujá Caatingueiro! E, nosso amigo Sr. Alcides conta com ínfimos detalhes - Grande Sábio, nosso amigo Patriarca Sr. Alcides Fortunato Pereira
Cem anos de Cultura, 100 anos de História e com Lucidez exemplar. Estou construindo um Livro de Crônicas onde trarei os contos que possuo gravados, onde com certeza terão as contribuições do Sr. Alcides Pereira, do Sr. Gercy Viana, que possuo em anotações e vídeos.
O trabalho do livro não estará restrito a Caraíbas, porque o contexto é correlacionado à caatinga do Sertão da Ressaquinha, desde o Vale do Jequitinhonha ao Vale do Paraguaçu. O Trabalho de construção do livro respeita os trabalhos já feitos e em estudos pela UESB, entre outros historiadores, de forma a enriquecê-los. Evidentemente não estarei universalizando, pois sempre haverá algo de interessante a acrescentar por outros, mas a história carece de detalhes. A Caatinga sempre foi depreciada no contexto nacional, bem como todo o Nordeste ainda o é, mas resiste bravamente por seu povo e por sua cultura e belezas naturais - o que seria do BRASIL sem o Nordeste e sem o Nordestino em si?!
Aguardem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado