UMBU GIGANTE que carrega em si, um possível futuro ao Sertanejo do Semi-árido!
O Umbu Gigante é perspectiva de reflorestamento da castigada caatinga!
Pesquisador Saulo de Tarso Aidar da EMBRAPA de PETROLINA-PE, Adenilso Costa dos Santos, Produtor Rural de Caraíbas, Pai do Projeto Umbu Gigante e da Fruticultura de Sequeiro em Caraíbas, Professor Eduardo Ganem da UESB, Coordenador do Projeto Umbu Gigante e da Fruticultura de Sequeiro no Território de Identidade de Vitória da Conquista, Luiz Gonzaga, vulgo Ceará, Produtor Rural de Caraíbas na região de Santa Maria, um dos beneficiários do Projeto Umbu Gigante, Fabrício Bianchini, Analista da EMBRAPA DE PETROLINA - EMBRAPA SEMIÁRIDO, Wagner, Produtor Rural na Região de Santa Maria, também beneficiado no Projeto do Umbu Gigante, e Ailton da Rocha Teixeira Filho, Produtor Rural e de Mudas em seu Pesque e Pague junto a Barragem do Rio Gavião, em Caraíbas - Foto tirada durante a visita ao Projeto do Umbu Gigante após Três Anos das mudas clonadas pelos próprios beneficiários do projeto terem sido plantadas nas respectivas propriedades dos beneficiários.
O Projeto foi lançado em Caraíbas, em Agosto de 2013, quando o Professor Eduardo Ganem apresentou no Sindicato Rural o Projeto. A Comunidade Beneficiada foi a de Santa Maria, porque estava bem organizada documentalmente para receber o projeto. Daí em diante:
- Implantaram o Viveiro de mudas, que foi construído e mantido pelos próprios beneficiários do Projeto;
- Depois de um longo período de formação das mudas, mais ou menos 1 a 2 anos, as mudas foram transplantadas em mutirão com todos os beneficiários em cada área de cada um dos beneficiários, tudo com a supervisão técnica do Professor Eduardo e seus alunos da UESB.
A Visita começou com Zé de Lé, lá na comunidade da Gameleira em Anagé. Observem aí na foto, umbuzeiros em plena produtividade, com 13 anos de idade!
Observem na foto o Umbu Gigante, do pé do Umbuzeiro do Pomar de Zé de Lé, foto anterior à de cima, específico de Anagé, LONTRA comparado com um umbuzeiro comum.
Existem várias variedade de umbu gigante, esta acima é o Lontra, mas existem outros catalogados pela EMBRAPA SEMIÁRIDO DE PETROLINA-PE.
Para fins de analogia, o umbu comum vem do umbuzeiros, apelidados de Pé Franco, para diferenciar dos demais umbuzeiros catalogados na EMBRAPA DE PETROLINA-PE.
Zé de Lé, vende mudas, vende umbu gigante, ensina a arte da enxertia, e recentemente fez uma roça com novas mudas de umbuzeiros, porque acredita e vive do UMBU GIGANTE. Observem na foto acima que, está construindo uma nova casa, melhorando sua Qualidade de Vida.
Quem quiser contatar Zé de Lé, para comprar mudas ou contratá-lo para ensinar a clonar, o Telefone é (77)99810.7204 Celular - (77)99806.1731 Celular/Whatsapp.
Sempre se aprende nessas visitas técnicas, tanto os técnicos, como os produtores e professores. O enfrentamento na produção de mudas e no desenvolvimento da cultura no campo, cada um troca suas experiências.
Escola da Família Agrícola de Anagé, implantada em 2002!
Apresentação do Projeto às lideranças de associações de Anagé e aos alunos da EFA de Anagé, tal qual ocorreu no STR de Caraíbas, objetivando novas adesões ao Projeto do Umbu Gigante e da Fruticultura de Sequeiro para aos poucos aumentando a produtividade e gradativamente indo reflorestando a caatinga - RECAANTINGANDO! Recaantigando de forma otimizada! No Projeto, o foco é a implantação do Projeto, preservando a mata de caatinga ainda remanescente.
É muito importante os viveiros e matrizeiros pólos de mudas e garfos para enxertias. Para isso a parceria com entidades, tais como UESB e EMBRAPA são fundamentais!
A UESB, via do Professor Eduardo e a EMBRAPA SEMIÁRIDO de Petrolina de Pernambuco, estão engajadas a servir o Sertanejo dos Semiáridos.
Nessa caminhada, já conhecia, mas me surpreendi com o trabalho de mudas desenvolvido por Ailton da Rocha Teixeira Filho, Produtor Rural, em seu Pesque e Pague, ali, junto ao Sangrador da Barragem do Rio Gavião, Administrador de Empresas, ou seja, meu colega de Profissão, desenvolve em sua propriedade uma Rico e Criativo Viveiro de Mudas de Plantas diversas.
Arrisco a dizer que, o viveiro de mudas e matrizeiro dele, não fica a dever nada ao Viveiro da UESB - MUITO BOM! Quem for lá, poderá, se quiser, além de comprar mudas, passar bons momentos na beleza do lugar, que é um pesque pague, e/ou deliciar da culinária do restaurante do Sr. Ailton!
O Projeto do Umbu Gigante de Caraíbas, apesar da falta de apoio do Governo Municipal, segue bravamente e já floresce, alimentando a perspectivas futuras de quem aderiu ao programa e se dedica atendendo as orientações técnicas!
Professor Eduardo está sempre se dispondo a desenvolver Projetos que visem ajudar os sertanejos e respectivas famílias, alunos da UESB e EFA's.
Adenilson Costa dos Santos, foi feliz em trazer o Projeto do Umbu Gigante para os Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Caraíbas! Na Gestão popular de Luizinho, Nilson do Lago Azul, como é popularmente conhecido o Sr. Adenilson Costa dos Santos, esteve a frente da SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA DE CARAÍBAS, que segundo relatam os Produtores Rurais de Caraíbas, foi a única Gestão que teve Secretaria Municipal de Agricultura realmente funcionando em Caraíbas. De lá, para cá, praticamente deixou de existir!
Quero aqui Parabenizar a todos Protagonistas desses Projetos do Semiárido, especialmente ao Professor Eduardo Ganem, Zé de Lé, Sr. Ailton Rocha, aos Técnicos da EMBRAPA de PETROLINA-PE, e aos Produtores Rurais que abraçaram essa perspectiva.
Parabéns Companheiro Adenilson, quem sabe em 2020, o Povo de Caraíbas, que vive principalmente da Agricultura Familiar possa eleger alguém com seu Vigor e Visão Política voltada à Agricultura Familiar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Objetivamos a articulação e socialização de fatos, onde a participação do leitor contribui para que tenhamos o resultado para operarmos em melhoria da comunicação! Obrigado